Glossário de hospedagem de sites parte 1

Glossário de hospedagem de sites parte 1

Embora hoje existam muitas ferramentas que facilitam a criação de sites, sabemos que o meio digital não é tão simples de entender. Principalmente por estar recheado de termos técnicos e nomes específicos. Por isso é bom saber como a internet funciona e quais são os termos que você encontrará no dia a dia.

Mas é preciso aprender todos esses termos? Mesmo que você crie o seu próprio site ou contrate um profissional, é importante saber algumas palavras do dicionário de hospedagem. Isso vai ajudar você na hora de contratar o serviço certo que atende as suas necessidades, pode evitar erros na criação e gerenciamento do site e também facilita na hora de pedir ajuda para o suporte técnico.

Por esse motivo, preparamos um glossário de hospedagem na web, onde você encontrará o vocabulário básico para a sua presença on-line. Como a internet nasceu nos Estados Unidos, muitos dos termos são acrônimos ou palavras em inglês, dê uma olhada para saber o que cada um significa.

Backup

É uma cópia de segurança de arquivos ou dados. Ele serve para salvar e guardar as informações do site garantindo que possam ser recuperados em possíveis erros ou acidentes inesperados.

Os backups podem ser feitos manualmente ou automaticamente, além disso você também pode fazer através do cPanel ou deixar na nuvem com o backup online CodeGuard.

Base de Conhecimento

A base de conhecimento é um canal oferecido pelas empresas de hospedagem onde contêm informações, instruções e tutoriais para solucionar as dúvidas mais comuns dos usuários. Como por exemplo, tutoriais para configurar uma conta de e-mail.

A base de conhecimento ajuda a agilizar a resolução das dificuldades, pois o usuário pode pesquisar no site a dúvida e seguir o tutorial. Além de evitar a sobrecarga de atendimento no suporte. A Zeusphp oferece uma Base de Conhecimento bastante completa e atualizada por uma equipe especializada.

Blog

Um blog também é um canal de comunicação bastante utilizado no Marketing Digital para a produção de conteúdos relevantes para os clientes. Os blog desempenham um papel fundamental nas estratégias de Inbound Marketing pois é um dos meios para a atração de leads para empresas.

Mas, popularmente, os blog também são utilizados com o foco pessoal, abordando assuntos variados, onde os donos dos sites se posicionam como influenciadores digitais e tornam seus blogs sua fonte de renda e profissão.

Certificado SSL

Para manter a segurança na internet, vários protocolos foram criados, entre eles, o Certificado Secure Socket Layer (SSL). O SSL é um protocolo de segurança que usa a criptografia para mascarar os dados e proteger a integridade do conteúdo que circula na internet.

O certificado SSL é fundamental para sites que precisam garantir aos seus visitantes que nenhum dado fornecido será interceptado por terceiros. Desta forma, as informações como números de cartão de crédito, dados pessoais e outras, serão protegidas.

A importância do SSL é tanta que em 2018, o Google Chrome começou a mostrar sites que não têm o certificado como um site inseguro.

CMS

A sigla CMS significa Content Management System, que em português é Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. O CMS é um componente importante ao criar um site, porque é uma plataforma que facilita a criação e gerenciamento do site. Assim você pode concentrar sua atenção em criar o conteúdo do seu site sem se preocupar com questões de programação e desenvolvimento.

O CMS mais conhecido e utilizado é o WordPress, mas você também pode contar com opções como Joomla e Drupal. Basta identificar qual é o CMS mais recomendado para o tipo de site que você quer criar.

cPanel

O termo cPanel é a abreviação de Control Panel, que em português é painel de controle. O cPanel é a ferramenta de gerenciamento de hospedagem mais popular e utilizada. Isso porque foi desenvolvida para facilitar toda a administração e configuração dos planos de hospedagem e do site.

Criador de Site

É uma ferramenta para facilitar a criação de sites sem a necessidade de conhecimentos técnicos, é uma alternativa mais simples em relação aos CMSs pois não é necessário instalar temas ou plugins. Os criadores de sites mais comuns entre as empresas de hospedagem são os do formato “arrasta e solta”, onde você seleciona os elementos que quer inserir no site e coloca na página em poucos movimentos.

Data Center

É um local físico onde os servidores estão localizados. Esses lugares devem ser extremamente protegidos contra qualquer calamidade e preparados para qualquer eventualidade. A HostGator possui data centers nas cidades de Houston e Provo, nos Estados Unidos

Liliani Zottele

See all author post

Leave a Reply

PRECISA DE AJUDA?