9 dicas para criar um site de sucesso

9 dicas para criar um site de sucesso

É fato que criar um site de sucesso é um dos requisitos mínimos para qualquer empresa que queira aumentar sua autoridade online. Mas, para isso, não basta fazer de qualquer maneira. Se você quer criar um site do zero, ou já possui um e quer melhorá-lo para alavancar os seus resultados online, confira as nossas dicas.

Antes de mais nada, é preciso entender porque é tão importante ter um site. Esta é uma das mais poderosas ferramentas de negócios da atualidade.

Por que é importante criar um site?

Até mesmo grandes empresas dos meios tradicionais têm utilizado a internet como forma de aumentar o seu alcance, e, consequentemente, suas vendas. Há, ainda, profissionais que tem o site ou blog como sua única ferramenta e ganham muito dinheiro com isso. Tudo depende da sua estratégia.

Ao fazer isso, além de romper as barreiras físicas, possibilitando atingir pessoas em todo o mundo, com um site de sucesso você é capaz de reforçar a sua autoridade sobre o seu nicho de mercado e, assim, ser encontrado nos principais mecanismos de busca.

Muitas empresas e profissionais optam por manter apenas perfis nas principais redes sociais, o que também é uma estratégia válida, mas tem seus pontos negativos. O Facebook, por exemplo, costuma limitar o alcance das publicações não pagas, o que interfere muito no alcance orgânico das publicações, algo que já não ocorre com o Google (desde que você não infrinja as regras de ranqueamento).

Você já deve ter ouvido relatos de alguém que foi pesquisar sobre determinada empresa e ao não encontrar seu site, simplesmente desistiu da compra, não é mesmo? Isto é algo mais comum do que parece, já que ter um site passa a imagem de maior confiabilidade e profissionalismo, e nem precisamos dizer o quanto isso é importante.
Além disso, os principais benefícios que sua empresa adquire ao criar um site são:

  1. Ser encontrado pelos mecanismos de busca
  2. Mostra com mais detalhes o seu produto ou serviço
  3. Ganho de credibilidade e força de mercado
  4. Canal de venda (podendo ser exclusivo ou adicional)
  5. Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana

Mas, certamente, a maior vantagem de se ter um site é a geração de leads, que nada mais são do que pessoas interessadas nos seus produtos, serviços ou naquilo que você ou sua empresa oferecem. Lembrando que o lead ainda não é cliente, mas tem grande potencial para se tornar um.

Um site de sucesso é um grande aliado na geração de leads, já que através dele as pessoas encontram o seu site, consomem o seu conteúdo, subscrevem seus e-mails e passam a receber conteúdo constantemente. Isso fortalece e estreita o relacionamento com o lead, sempre visando convertê-lo em cliente. Porém a tarefa não acaba após a conversão: é preciso nutrir este relacionamento, de modo que o cliente volte a comprar de você e, ainda, o indique a outras pessoas.

Agora, chega de teoria e vamos à prática.

Como criar um site otimizado

Existem várias fases que envolvem o processo de criação de um site. Mas, para te guiar nesta jornada, fizemos uma lista com 9 dicas que, certamente, irão te auxiliar em muito neste processo de construção.

1. Construa sites leves e rápidos

Cada vez mais os acessos à internet parte exclusivamente dos aparelhos celulares. Na prática isso significa que investir em um site otimizado para este tipo de acesso é fundamental. Evite elementos que dificultam o carregamento e/ou tornem o site lento. Isso consome muito mais dados móveis, o que pode afastar definitivamente o usuário.

2. Separe o conteúdo em menus e submenus

Este item facilita a navegabilidade no site e a localização dos conteúdos de interesse. Por outro lado, se o seu site for desorganizado e difícil de navegar, isso pode afastar o usuário fazendo com que ele não volte a acessá-lo. Priorize a organização hierárquica, seguindo dos tópicos mais abrangentes para os menos abrangentes.

3. Trate as fotos antes de publicá-las

Nem sempre imagens muito grandes são a melhor opção, já que com isso elas se tornam também bastante pesadas e dificultam o carregamento da página. Além disso, tratá-las antes de publicar possibilita estilizá-las e adicionar a sua marca, tornando-as ainda mais profissionais.

Aliás as técnicas de SEO podem e devem ser utilizadas em imagens, já que o tráfego vindo do Google Imagens é um meio que atrai grande visita para o seu site. O título da imagem deve condizer com o que ela representa, bem como as legendas, alt text e url da imagem.

4. Adote um visual harmônico

Defina um estilo para o seu site, e mantenha-o em todo ele. Cores fortes são sim permitidas, desde que haja uma lógica entre elas e que a escolha converse com a sua marca e posicionamento. Na dúvida, apostar no design e cores mais neutras diminui as chances de erro, e ainda imprime elegância e sofisticação.
Além disso, o site é um canal da sua marca, por isso é preciso se atentar em manter a sua identidade de marca. Isso te torna facilmente reconhecível nos meios digitais, e isso é fundamental em meio a infinidade de conteúdo disponível. Além de mostrar personalidade e diferenciação em meio aos concorrentes.

5. Pense na trajetória do usuário

Coloque-se no lugar do usuário e defina uma trajetória lógica de navegação. Isso vale desde a construção dos menus, criação do conteúdo e linkagens internas e externas. Quanto mais clara e estruturada for essa trajetória, melhor será a experiência do usuárioe a possibilidade de conversão do mesmo.

6. Cuide dos títulos das páginas

De nada adianta o melhor dos conteúdos, se o título não atrair a atenção do leitor e ele não o abrir. Um bom título é, ainda, um dos principais itens de SEO, que facilitarão o ranqueamento do site nos mecanismos de busca. Digamos que o título é como um paraquedas, se ele não abrir, nada feito.

7. Use apenas um tipo de fonte em todo site

Esta é uma estratégia que visa a harmonia visual do site. Convenhamos que seria estranho se cada página do blog possuísse cores e fontes totalmente diferentes. Isso pode causar desconforto ao usuário, portanto, manter um padrão é importante. Sempre priorize a legibilidade, escaneabilidade, acessibilidade e a usabilidade.

8. Aposte em um site responsivo

Um site de sucesso é sinônimo de site responsivo, isso porque garante uma perfeita visualização do conteúdo em qualquer meio que o usuário venha a acessar o site, seja por um desktop, smartphone ou tablet. Sem falar que, ao mesmo tempo em que o Google prioriza sites responsivos no seu ranqueamento, ele tende a punir os que não o fazem.

É importante, garantir uma boa visualização para todos os navegadores os quais o usuário pode utilizar. Utilizar um CMS (Content Management System) para criar o site é um recurso que pode facilitar o processo, já que o CMS é um sistema que auxilia no gerenciamento do conteúdo, e a maioria já é responsiva.

9. Escolha uma boa hospedagem

A hospedagem de sites é responsável por armazenar todo o conteúdo do seu site de forma segura. É ela que garante que seu site fique no ar 24 horas por dia para ser encontrado pelos usuários. Assim, a escolha de uma boa hospedagem garante que você tenha um site de sucesso.

Como você pode perceber, criar um site de sucesso nos dias de hoje é requisito mínimo para qualquer negócio, independentemente do seu nicho de atuação ou porte. Desse modo, sua empresa se tornará capaz de alcançar um público muito maior e de maneira muito mais efetiva do que seria feito através de um ambiente exclusivamente físico, o que justifica a escolha de muitas empresas em atuar de modo exclusivamente digital. Assim, as vendas serão apenas uma consequência.

Liliani Zottele

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