O que é Privacidade de Domínio e porque utilizar

O que é Privacidade de Domínio e porque utilizar

Estamos cada vez mais expostos na internet. Manter nossas informações pessoais a salvo de estranhos é um desafio constante, e você deve prestar atenção.

Se você tem um site, é muito possível que suas informações estejam disponíveis na web onde qualquer pessoa pode encontrá-las, e é por isso que foi criada a proteção de privacidade de domínio.

O que é a proteção de privacidade do domínio?

Quando você adquire um nome de domínio, parte do processo de compra é fornecer suas informações de contato para a empresa que você está contratando. A empresa deve repassar essas informações para o diretório WHOIS da ICANN.

O objetivo do WHOIS é ter um registro de quem possui cada site existente na internet. Dessa forma, se houver algo publicado em um site que viole a lei, existe uma maneira de localizar o proprietário e entrar em contato.

Embora essa justificativa seja boa o suficiente, a existência desse diretório também pode ser visto como um inconveniente – já que as informações estão disponíveis de forma pública. E é por isso que foi criado um recurso para proteção, a privacidade de domínio.

3 motivos para utilizar a proteção de privacidade de domínio

Ainda que ter suas informações públicas já é um motivo e tanto, existem outros que também são relevantes o suficiente para você adquirir a proteção de privacidade de domínio. Esse recurso não é gratuito, porém o custo de aquisição não é muito alto. Se você está se perguntando se vale a pena ou não ter suas informações de domínio protegidas, dá uma olhada nesses três benefícios.

1. Proteger suas informações pessoais

Quão confortável você se sente com a ideia de estranhos saberem seu endereço e número de telefone? Mesmo que seu site tenha um foco mais profissional, o ideal é que apenas as informações comerciais sejam públicas e adquirida nos canais corretos.

Além do desconforto geral que você pode sentir, há um risco real de roubo de identidade. Cada informação sobre você que é facilmente acessível à pessoas mal intencionadas significa um nível de vulnerabilidade. Existem muitas coisas que você pode fazer para se proteger, e cada pequeno passo que você pode dar para tornar suas informações pessoais seguras pode reduzir o risco.

2. Reduzir o spam

Estamos sempre inundados com spam em muitas áreas de nossas vidas. São telefonemas de números estranhos, e-mails de fontes desconhecidas que oferecem produtos que você nunca compraria e muitos outros. Não é mesmo?

Parece difícil evitar completamente, mas toda vez que suas informações de contato ficam disponíveis na internet, os spammers vão te encontrar. Se alguém puder encontrar facilmente seu endereço de e-mail e número de telefone em um diretório como o WHOIS, provavelmente você receberá mais chamadas e e-mails indesejados.

3. Evitar golpes

Se existe algo pior que spam, certamente é sofrer um golpe. Fraudes na internet são comuns e é outra área em que quanto mais as pessoas souberem sobre você, maior a probabilidade de você ser um alvo.

E quanto mais informações os golpistas tiverem, mais convincentes os golpes podem se tornar. Se eles virem que seu domínio está prestes a expirar, podem fingir ser a empresa na qual você registrou o domínio e tentar fazer com que você pague um boleto errado, ao invés de pagar a empresa verdadeira.

Ou eles podem tentar roubar o domínio fingindo ser a empresa de registro para tentar te convencer a entregar as chaves do seu domínio para uma migração de titularidade. Mesmo sendo uma informação mais difícil de conseguir (já que as empresas implementaram procedimentos para dificultar isso), ter acesso às suas informações pessoais junto com os detalhes sobre o registro do seu domínio torna esse tipo de golpe mais propício.

Como ativar a privacidade de domínio

Se você está pronto para adicionar mais um nível de privacidade à sua vida e ao seu site, investir na privacidade de domínio é bastante simples. Se você quer registrar o seu domínio com a Zeus php, disponibilizamos a opção de ativar a proteção de privacidade de domínio por apenas R$ 9,99 ao ano durante a compra no carrinho. Mas se você já possui um domínio ativo.

Mas é importante lembrar que essa proteção é oferecida aos domínios internacionais (.com), esse recurso não está disponível para os domínios nacionais (com a extensão .br) pois, de acordo com as leis brasileiras, a vedação ao anonimato se aplica a todos os brasileiros em qualquer atividade (seja online ou offline).

Liliani Zottele

See all author post

Leave a Reply

PRECISA DE AJUDA?