O que é JavaScript: primeiros passos

O que é JavaScript: primeiros passos

Se você está lendo este post é porque é apaixonado pelo mundo da programação, mas ainda não criou nenhuma linha de código. Não se preocupe, você está em boas mãos!

JavaScript é uma das linguagens de programação perfeitas para quem decide entrar no mundo do desenvolvimento web e quer aprender as bases da programação. Com o JavaScript e um editor de texto você pode criar seu primeiro código e dizer ‘Olá, mundo’ no seu navegador.

Neste artigo vou te mostrar o que é JavaScript e como ele pode te ajudar a romper as barreiras do aprendizado sobre programação, para que você possa começar sua carreira como desenvolvedor web. Por último você aprenderá a escrever seu primeiro código. Sim, seu primeiro código!

Sobre a história do JavaScript

Antes de entrar no detalhe e entender o que é JavaScript, é importante conhecer um pouco a origem desta linguagem. Com o crescimento da Internet no início dos anos 90, a empresa Netscape sentiu a necessidade de melhorar a interação de seus usuários com as páginas do navegador, que levava ao mesmo nome. Então, criou o LiveScript: uma linguagem simples que permitia a execução de scripts contidos no próprio software.

Esta linguagem foi alcançando rapidamente mais espaço no setor de desenvolvimento de aplicações; e mais tarde a Netscape fez um acordo com a Sun Microsystems (comprada pela Oracle em 2010) para impulsionar o uso dela.

O gigante Microsoft também adaptou seu navegador Internet Explorer de tal forma que passou a suportar este script e criou sua própria versão: o JScript. O que gerou algumas controvérsias no mundo do desenvolvimento web. Por esta razão, os dirigentes de Netscape decidiram padronizar a linguagem JavaScript e enviaram as especificações ao ECMA (European Computer Manufacturers Association), organização que padronizou a linguagem de forma totalmente independente de qualquer empresa.

O que é JavaScript?

JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares do desenvolvimento web, executada do lado do cliente (esta expressão significa que os scripts ou programas são executados no navegador do usuário), e funciona como uma extensão do código HTML.

Por ser uma linguagem interpretada, não necessita de compilação e, portanto, não utiliza os recursos do servidor. O JavaScript é uma linguagem que suporta a programação orientada a objetos. Ainda que não possua várias características desta orientação nativamente, é possível realizar algumas emulações.

É muito importante recordar que o JavaScript não é o mesmo que Java, sua sintaxe é diferente e necessita de um compilador para que o navegador possa interpretá-lo. Por outro lado, o JavaScript tem seu próprio script interpretado por ele mesmo.

O script do desenvolvedor será enviado junto ao HTML para o navegador, que, ao lê-lo, fará a diferenciação do código HTML por meio da tag <script>

O que preciso saber para aprender?

Para dar seus primeiros passos no JavaScript, não é preciso ter muitos conhecimentos prévios de programação. Mas você deve ter conhecimentos básicos de informática, além de compreender códigos HTML e CSS.

Antes de tudo, você precisa aprender a pensar como desenvolvedor. Isto é necessário, pois este profissional conhece o que é a sintaxe de programação e como aplicá-la em seu código.

Sintaxe de programação

Do mesmo modo que ao escrever um texto você usa um certo conjunto de normas como vírgulas, pontos, acentos, pontos de interrogação, exclamação, etc. na programação também existe uma série de normas que regulam as distintas variáveis. Sem esta sintaxe, os códigos nos quais você tiver trabalhado não funcionarão.

Programar é usar linhas de código para solucionar problemas do mundo real.

Aprender a programar é oferecer ao computador e programas, instruções para executar atividades de maneira sequencial e lógica, com o fim de realizar as ações propostas. Por isso, a capacidade analítica é fundamental para o desenvolvedor, pois ela será necessária para analisar os problemas a partir de ângulos distintos e de modo mais profundo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre JavaScript, te contarei alguns dos termos que você deverá conhecer para entender o desenvolvimento web e começar a programar em JavaScript:

HTML: O “Hypertext Markup Language” é uma linguagem orientada para o desenvolvimento de sites e aplicações. O início do código HTML é marcado pela tag.

CSS: CSS é a abreviação de “Cascading Style Sheets” ou “Folhas de estilo em camada”. Sua função é definir a apresentação (aparência) dos elementos no site.

PHP: PHP é o acrônimo para “Hypertext Preprocessor”. É uma linguagem opensource executada do lado do servidor, que tem como função criar a interação do usuário com o site por meio de formulários, parâmetros URL e links.

JavaScript (em resumo): Também conhecido por suas iniciais JS. Sua principal função é agregar interações aos sites e aplicações web. Por meio de scripts executados no navegador do usuário, JS fornece funções avançadas às aplicações, conectando-se à bibliotecas. É possível encontrá-la no meio do código HTML, através da tag <script>.

Quais são as vantagens e desvantagens do JavaScript?

Que todas as linguagens de programação têm seus pontos fortes e fracos, todos concordamos. E com o JS, não é diferente. Porém com alguns cuidados, é possível conseguir construir scripts mais seguros.
Para que você possa conhecer um pouco mais sobre JavaScript, listamos as principais vantagens e desvantagens que você deve considerar. Vejamos:

Vantagens:

  • É mais rápido que outras linguagens de programação;
  • Não consome recursos do servidor;
  • Tem diversas Bibliotecas;
  • Fornece mais interatividade aos sites;
  • Não precisa de compilador;

Desvantagens:

  • A detecção de erros no código é mais difícil;
  • Nem todos os navegadores e dispositivos são compatíveis;
  • Possui poucos recursos nativos na linguagem;
  • Pode se tornar suscetível à falhas de segurança. Devido à livre execução do script, o navegador pode interpretá-lo de maneira distinta, mostrando resultados diferentes do esperado.

JavaScript e outras linguagens de programação

JavaScript é uma linguagem muito versátil. E por isso, os desenvolvedores a escolhem como uma de suas linguagens preferidas na hora de desenvolver aplicações web.

A sintaxe do JavaScript é similar a outras linguagens de programação, como Java e C. Entre eles compartilham a característica de programação orientada a objetos. Além disso, variáveis, condições, acordos, funções e ciclos também são iguais.

Seu primeiro código JS em 4 passos:

Para isto, você precisará do bloco de notas ou notepad disponível no seu computador (existem outros que você pode instalar, mas desta vez o faremos ao estilo principiante).

Passo 1:

Dentro do bloco de notas você deve começar a escrever o seguinte código, conversando a ordem:

  1. <html>
  2. <head>
  3. <title>Oi mundo em javascript</title>
  4. <script type=”text/javascript”>
  5. alert(“Oi mundo!”);
  6. </script></head>
  7. <body>
  8. <h1> Meu primeiro código em JS com a HostGator!</h1>
  9. <h2><span style=”font-weight:400;”>Oi Mundo</span></h2>
  10. </body>
  11. </html>

Agreguei uma funcionalidade criada com o site jsfiddle.net, para que você possa ver o código na seção “HTML”. Automaticamente aparecerá o resultado na seção “Result”. Comprove!
Se você quiser editar e escrever algo personalizado, basta clicar em “Edit in

Note que você sempre deve abrir <> e fechar </> um comando para que este funcione.
Você pode mudar os espaços que coloquei em negrito para o texto que quiser.
Seria mais fácil copiar e pegar este código em seu bloco de notas, entretanto é bom que os escreva você mesmo para que comece a se familiarizar com o teclado. Além disso, é possível que alguns caracteres como as aspas, por exemplo, sejam modificados no arquivo e seu código não funcione.

Passo 2:

Uma vez escrito o código no seu bloco de notas, vá até a opção Arquivo > Guardar como, e guarde este arquivo nos seus documentos. Importante: geralmente quando você guarda um arquivo como bloco de notas, este é guardado como .txt; e você deverá modificá-lo e guardá-lo como .html

Passo 3:

Quando já tiver o arquivo guardado, vá até a pasta onde você tiver guardado o arquivo e clique no documento.

Passo 4:

Pronto! Aqui está o resultado do seu primeiro código! Ao abrir seu navegador vai aparecer a informação que você publicou. Viu como é fácil?

Se você quiser aprender mais códigos, você pode entrar no site w3schools onde você encontra diferentes funcionalidades para adicionar ao seu novo código.

Por que é importante aprender JavaScript?

Ao aprender o que é JavaScript e começar a descobrir a quantidade de coisas que você pode fazer com esta linguagem de programação, você começará a entender porque é importante tê-lo no seu currículo. Você pode encontrar o JavaScript em quase todas as linhas de desenvolvimento; os profissionais do mundo online que têm domínio nesta linguagem, têm grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Para aprender a programar em JavaScript e outras linguagens de programação, há uma grande variedade de cursos disponíveis na internet. A página oficial do JavaScripttambém oferece dados muito importantes para os desenvolvedores iniciantes. Entretanto você deve recordar que o primeiro passo será aprender sobre lógica de programação.

JavaScript é uma linguagem de programação de excelente reputação, por isso ter conhecimento e experiência nesta linguagem é um diferencial. Você pode atuar como profissional Front-End; e também criar aplicações móveis, já que a linguagem possui infraestrutura para o desenvolvimento de projetos deste tipo, por meio de tecnologias web.

Então mãos à obra! Aprender a programar não é nada chato, você pode estudar no seu ritmo e, inclusive, você pode fazê-lo por meio de videogames. Que tal usar o JavaScript no desenvolvimento online? Ficou com alguma dúvida?

Liliani Zottele

See all author post

Leave a Reply

PRECISA DE AJUDA?