Metodologia ágil: Scrum para desenvolvimento de sites Deixe um comentário

Quem trabalha com desenvolvimento de sites sabe o quanto é difícil cumprir os prazos e lidar com diversos pedidos de alteração no projeto. Você também enfrenta essa dificuldade com a sua equipe? Uma alternativa para simplificar a rotina e a metodologia ágil Scrum é uma ótima alternativa.

O que é Scrum?

O Scrum é uma metodologia usada para o gerenciamento de projetos. Seguindo princípios japoneses, o Scrum não é nenhum modismo, mas sim uma forma de pensar e agir. A metodologia ágil pode ser aplicada em projetos de diversos segmentos. Atualmente é muito usada por empresas de tecnologia e desenvolvimento de software. No entanto, o Scrum pode ser usado para aperfeiçoar o desempenho e os resultados em qualquer área.

7 passos para implementar a metodologia ágil Scrum

Estruturamos um resumo com sete passos para implantar o Scrum no desenvolvimento de sites e projetos web. O propósito é descrever como funciona na prática a metodologia ágil Scrum. Partindo dessas etapas você terá uma noção mais clara de como pode iniciar o processo aí na sua empresa.

1. A escolha do Product Owner

O primeiro passo da metodologia ágil Scrum é a definição de um “dono do produto”. Essa pessoa será responsável por ter a visão do todo, considerando o que é possível vender, implementar e fazer com paixão. Essa tríade é fundamental para garantir o sucesso de um projeto. Caso contrário, você pode cair na velha rotina de extrapolar prazos. O Product Owner é responsável por priorizar os itens do backlog e repassar para a equipe selecionar as atividades será capaz de implementar durante o sprint.

2. A seleção da equipe

Depois de escolher quem será o Product Owner é o momento de selecionar a equipe que irá desenvolver as atividades. Lembre-se que é imprescindível escolher profissionais com habilidades para executar as demandas. A orientação é que as equipes sejam pequenas, entre três e nove profissionais e – preferencialmente – que todos saibam fazer tudo, pois a proposta da metodologia ágil Scrum é criar pequenas equipes multifuncionais.

3. A escolha de um Scrum Master

O terceiro passo é a escolha de um Scrum Master. Essa pessoa será responsável por treinar os demais para desenvolverem suas atividades de acordo com a metodologia. Outra atribuição do Scrum Master é ajudar os profissionais a analisar e resolver dificuldades que estejam atrapalhando seu desempenho.

4. A criação do backlog

Uma rotina básica da metodologia ágil Scrum é a definição e ordenação de atividades. As prioridades devem ser ordenadas num backlog de produto, que em resumo é a lista de tudo o que precisa ser feito para desenvolver um novo projeto ou produto. Depois de criado, é importante refinar o backlog a fim de torná-lo realmente factível. É importante lembrar que o tempo é finito e isso deve ser levado em consideração no momento de definir os sprints (falaremos sobre eles na sequência).

5. O planejamento de sprints

A orientação da metodologia ágil Scrum é que o Product Owner e o Scrum Master se reúnam para planejar os sprints. Cada sprint é uma etapa do projeto e o ideal é que os sprints durem no máximo um mês. De acordo com a velocidade da equipe e complexidade da demanda é possível reduzir os sprints para uma ou duas semanas. A proposta é que cada membro da equipe se comprometa a desenvolver suas atividades com autonomia e que consiga cumprir os prazos acordados.

6. A visibilidade dos projetos

Outro aspecto importante do Scrum é a visibilidade dos projetos. O ideal é criar um Quadro Scrum para apresentar o que está por fazer, sendo feito e concluído. As atividades que precisam ser feitas podem ser descritas em post its. Conforme a equipe avança vai modificando os posts its pelo quadro e assim todos acompanham o progresso do projeto.

7. As reuniões diárias

Uma rotina muito importante da metodologia ágil Scrum são as reuniões diárias. O ideal é que sejam realizadas sempre no mesmo horário e durem no máximo quinze minutos. A proposta é que a equipe compartilhe de forma objetiva o que fez no dia anterior e o que fará no dia da reunião para contribuir para o sprint. Este também é o momento ideal para apresentar eventuais obstáculos que possam impedir o alcance das metas.

Agora que você já sabe como funciona o Scrum na prática, que tal aplicar ao desenvolvimento de sites? Você vai conseguir visualizar melhor os processos e identificar meios de trabalhar mais rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − seis =