Café, o combustível dos Gators que ajuda na produtividade

Café, o combustível dos Gators que ajuda na produtividade

Uma pausa para o café pode ser um dos momentos mais proveitosos em uma empresa. Seja para recarregar as energias, para uma rápida conversa com um colega ou para fechar um negócio.

Embora ele seja uma bebida universalmente conhecida e tenha muitos de significados culturais, parece que com a tecnologia ele é um componente que não pode faltar, uma combinação perfeita: café e produtividade.

Na HostGator o hábito de tomar essa bebida é tão importante que não poderíamos deixar passar o Dia Internacional do Café sem falar um pouco sobre como pode ser um ótimo combustível para a produtividade nos projetos.

Por que tomamos café?

Ele está presente na rotina de muitas pessoas, é um bebida que combina com todos os projetos e atividades do nosso dia a dia. Alguns bebem no café da manhã, outros bebem quando está frio. Seja para nos manter acordados quando temos que estudar, para acompanhar uma conversa, para receber visitas em casa, em um refeitório, em uma reunião de trabalho, uma reunião de amigos, são muitas ocasiões que combinam com essa bebida.

Não se trata de uma simples bebida, tomar café é cultural e representa muito mais que beber cafeína. Já que, mesmo aqueles que não são muito chegados dessa bebida, admitem que só sentindo o aroma já ficam mais relaxados e confortáveis. Por alguma razão, Dona Florinda sempre convidou o professor Girafales para tomar uma “xícara de café”, não é mesmo?

Combina com tecnologia

Na HostGator, gostamos tanto que um de nossos sprints foi batizado de Juan Valdez, em homenagem ao famoso personagem que representa uma marca de café colombiano. Nós temos até uma camiseta com a frase: “Eu só me expresso depois do café”.

Embora nem todos os Gators sejam fãs da bebida, a grande maioria adora a segunda bebida mais consumida no planeta (depois da água).

Se você acompanha as nossas Redes Sociais, certamente já viu algum dos nossos posts relacionados ao assunto. E não tem como evitar falar dele quando a equipe de marketing se reúne para pensar em ideias criativas!

Mas, por que o café faz parte das nossas vidas e é tão importante?

Quando falamos em café, assim como as linguagens de programação, os gostos e opiniões são bastante variados. Mas a grande maioria concorda com a afirmação de que ele ajuda a nos manter mais ativos e produtivos.

Há aqueles que defendem a bebida e também aqueles que dizem que o seu consumo traz alguns problemas de saúde. Por essa razão, procuramos algumas pesquisas científicas que mostram os benefícios relacionadas à bebida e à produtividade, e nossa surpresa foi bem grande. Veja:

Produtividade

Trabalhar com tecnologia num ritmo muito acelerado com projetos, sprints e metodologia ágil, requer muita concentração. Ele ajuda a aumentar a capacidade de atenção para resolver nossas atividades diárias e dá aquela centelha de energia quando é mais necessária.

Não é segredo para ninguém que seu principal componente, a cafeína, nos deixa mais ativos e despertos. No entanto, não é só por causa das propriedades disso que podemos aumentar nossa produtividade.

De acordo com um estudo realizado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), fazer uma pausa, ou fazer o famoso “coffee break” e socializar com os colegas de trabalho pode aumentar a produtividade em 8%.

Está cientificamente provado que a cafeína pode melhorar o desempenho mental e o estado de alerta. Ela inibe a sonolência e ajuda a melhorar a capacidade de concentração. Por essa razão e por inúmeras pesquisas, concluiu-se que o café pode melhorar a memória de curto prazo e também aumentar a capacidade de resolver problemas de raciocínio.

Servir a bebida em reuniões pode tornar os participantes mais focados nos assuntos discutidos. Ao mesmo tempo, incentiva a participação dos participantes e ajuda a percepção de uma reunião produtiva.

Criatividade

Se falamos de produtividade em tecnologia, também é necessário falar de criatividade. Como falamos em outras publicações, programar e a resolver problemas tem a ver com lógica e com criatividade também.

É aqui que nosso aliado amargo vem nos ajudar. Um dos aspectos mais interessantes da pesquisa é que além de estudar as características químicas e sua influência no corpo, a rotina de tomar café é o que mais ajuda a criatividade e a solucionar problemas de diferentes maneiras.

Isso porque, encontrar um colega de outra área enquanto você toma um café e ter uma pequena conversa sobre um problema, trocar novas ideias de maneira mais informal, mudar o espaço físico e dar um novo ar às atividades, são alguns dos aspectos que estimulam o cérebro a pensar diferente, dando combustível para a criatividade.

Liliani Zottele

See all author post

Leave a Reply

PRECISA DE AJUDA?