Mulheres na tecnologia: elas estavam aí o tempo todo!

Mulheres na tecnologia: elas estavam aí o tempo todo!

Para sacar que temos uma minoria de mulheres na tecnologia basta olhar em volta. Mas isso não significa que as mulheres não deram importantes contribuições na história. Um exemplo claro disso: muitos conhecem Alan Turing, pioneiro da computação, mas você sabia que o primeiro programa da história foi idealizado por uma mulher? Ela atende pelo nome de Ada Lovelace e é a primeira programadora da história. Por isso reservamos um lugarzinho especial para as mulheres mais importantes na tecnologia, foram elas que trouxeram tecnologia até aqui. Venha conhecer.

Ada Lovelace

Em 1843, Augusta Ada King, a Condessa de Lovelace, traduzia para Charles Babbage os textos de Luigi Menabrea, um matemático italiano, sobre as ferramentas analíticas usadas por Babbage – para que ele pudesse entender o que estavam falando dele. Nisso ela adicionou alguns comentários sobre o que ia achando e não é que nessas anotações ela criou o primeiro algoritmo da história?! Muito antes da existência de máquinas que pudessem processá-lo. Em 1979, uma linguagem de programação foi nomeada Ada em sua homenagem. Não era para menos né!?

Grace Hopper

Grace nasceu em Nova Iorque no dia 9 de dezembro de 1906 e viveu até seus 81 anos. Foi a primeira mulher formada em Yale University com PhD em matemática e serviu como Almirante e analista de sistemas na Marinha dos EUA, fez parte da equipe de programação Mark I computer dirigida por Howard H. Aiken. Ela foi uma das criadoras da linguagem de programação COBOL e cunhou o termo “bug para indicar problemas em software. Como não amar!?

Hedy Lammar

Hedwig Eva Maria Kiesler, nasceu em 1914 e foi considerada por anos a mulher mais bonita do mundo. Ela foi atriz e inventora. Que demaaaais!!! A invenção tecnológica mais relevante foi durante a Segunda Guerra Mundial, foi um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos que serviu de base para a atual telefonia celular. Você gosta do seu celular? Então você ama a Lammar.

Irmã Mary Kenneth Keller

Primeira mulher a receber um doutorado em ciências da computação. Ela foi fundamental na criação da linguagem de programação BASIC, criada com fins didáticos. Ela foi uma educadora nata, enxergou desde cedo o potencial dos computadores como uma ferramenta educacional e voltada para o desenvolvimento humano, seja por meio de um maior acesso à informação ou simplesmente como suporte na sala de aula. Não saiu da área do ensino, fundando um departamento de ciências da computação na Universidade Clarke, no estado americano do Iowa, o qual permaneceu dirigindo até seu falecimento, em janeiro de 1985. Depois de tudo isso ainda deixou quatro livros sobre computação e programação. Obras que até hoje são referência. Diga-se de passagem, ela foi uma das primeiras vozes pela inclusão das mulheres na tecnologia.

Carol Shaw

Primeira mulher da indústria dos games, afinal ela foi uma das funcionárias originais da Atari como engenheira de software para microprocessadores. Ela criou o primeiro sistema de geração procedural de conteúdo, o que significava que, no seu jogo mais famoso, River Raid, uma fase nunca era igual à outra.

Radia Perlman

Ela é mãe da internet. Designer de software e engenheira de redes, ela foi a responsável pela criação do protocolo STP (Spanning Tree Protocol). Esse protocolo permite que os dados saibam que aquele é o caminho mais rápido para chegar ao destino. Caso algo dê errado, ele também permite mensurar qual é o segundo melhor, e assim por diante. Ela se dedicou também ao ensino de programação e arquiteturas de redes para crianças, além de ter sido uma das criadoras do TORTIS, uma linguagem de programação com fins também educacionais, só que de robótica. Enquanto tudo isso acontecia ela fez mais de 50 patentes relacionadas a tecnologias de conexão.

Tem inspiração para anos de trabalho não!? E certamente ainda vamos ver muitas outras mulheres na tecnologia.

Liliani Zottele

See all author post

Leave a Reply

best smm panelsmm panelspotify bot