Algumas pessoas parecem fazer tudo sempre dar certo né? Tudo na vida delas é ótimo, suas carreiras, suas finanças, seus relacionamentos, seus projetos… Enquanto outras estão sempre com aquela falta de sorte danada.
Todo mundo sabe o que “sorte” significa. O conceito é consequência da percepção de que algumas pessoas são beneficiadas pelas leis do universo e se saem melhor do que outras. Ou que possuem pés de coelho, trevo de quatro folhas, Olho Grego e todos os amuletos mágicos de boa sorte.
Vemos a sorte como algo que acontece por acaso, e não pelas nossas próprias ações. E será mesmo que a sorte é um fenômeno tão aleatório assim? Ou nós poderíamos treinar para ter mais sorte?
Acredite, podemos sim. As pessoas “sortudas” têm coisas em comum: seus comportamentos e uma forma de pensar específicos. E eu descobri 4 dicas para melhorar a sua sorte com aquele projeto que não vai pra frente. Vem ver!
Durante alguns anos, o psicólogo inglês Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire no Reino Unido e Ph.D. em Psicologia na Universidade de Edimburgo, estudou a história de centenas de pessoas que se consideram muito sortudas ou muito azaradas.
Ele identificou comportamentos semelhantes e reuniu tudo em um livro, O Fator Sorte: mude sua sorte, mude sua vida (Record, 2003), best-seller no mundo dos negócios na Europa e nos Estados Unidos.
Wiseman mostrou que a sorte e o azar são resultados dos nossos hábitos. Por exemplo, pessoas de sorte arriscam mais, o que resulta em sucesso e, consequentemente, reforça a crença na boa sorte. Já as pessoas azaradas são mais propensas a ‘apostar no certo que no duvidoso’. Dessa forma, arriscam menos e perdem novas oportunidades, o que gera um sentimento de estagnação e falta de sorte.
A grande diferença é que os sortudos estão mais abertos ao novo e assim vivenciam boas experiências. Então a essência da sorte é a oportunidade! Quanto mais oportunidades a pessoa encontra e mais receptiva ela é para esses acontecimentos, mais sortuda ela se torna.
Se ter sorte ou azar depende das atitudes da própria pessoa, então é possível desenvolver habilidades que podem aumentar a sorte.
As pessoas podem mudar sua sorte. Sorte não é algo paranormal na natureza, é algo que nós criamos com nossos pensamentos e comportamentos.
No estudo, Wiseman criou os quatro “princípios da sorte”. E vou te explicar tudo para ter mais sorte com os seus projetos:
Se você ficar na sua zona de conforto, tudo que é novo e incrível estará longe de você e provavelmente não terá coisas interessantes acontecendo em sua vida. Não é mesmo? É como o próprio Richard diz: “Pessoas sortudas tentam as coisas. Pessoas azaradas sofrem de paralisia por excesso de análise.”
Mas outro fator determinante nisso é o quão social somos com as pessoas em nossa volta. Manter uma rede de contatos ampliam as possibilidades de conhecermos alguém que pode nos apresentar uma nova oportunidade profissional, por exemplo. É o famoso networking.
Além disso, ter um comportamento descontraído e extrovertido também nos expõe a mais oportunidades, justamente por ter uma interação social maior. Somado com uma ‘mente aberta’, uma pessoa sortuda se agarra às novas oportunidades e tira bom proveito delas.
Então, a primeira dica para diminuir a sua falta de sorte é se abrir para que ela venha quando você menos espera. Os sortudos estão sempre dispostos a conhecer produtos novos, gostam de variar os caminhos de casa para o trabalho e também conhecem pessoas novas o tempo todo.
Quanto mais pessoas e perspectivas você tiver dentro da sua esfera social, provavelmente melhores insights e oportunidades vão aparecer para você.
A segunda dica é ouvir a sua intuição. Pessoas sortudas tomam decisões escutando seus instintos e pressentimentos. Geralmente nossos sentimentos mais íntimos falam sobre nossas ambições e desejos. Ouvir eles é caminhar para o que nos faz mais felizes.
Podemos aperfeiçoar nossa intuição observando e procurando certos padrões nas situações cotidianas. Além disso, meditar e clarear a mente com outros pensamentos também é uma boa maneira aguçar os sentidos.
As pessoas sortudas estão certas de que o futuro está cheio de boas oportunidades. Esse pensamento positivo faz com que a gente se esforce para realizar nossos objetivos, mesmo se as chances de sucesso forem pequenas.
O otimismo faz com que a gente espere que o melhor sempre irá cruzar nosso caminho. Já o pessimismo vai sempre tentar nos convencer de que até mesmo as coisas boas não são tão boas assim, e com isso deixamos escapar muitas oportunidades valiosas por aí.
Pessoas sortudas nem sempre tem sorte, mas elas lidam com as adversidades diferentemente das pessoas azaradas. Elas não enfatizam a desgraça e assumem o controle da situação.
A última dica é, na minha opinião, a mais importante de todas, pois ver o lado positivo no azar nos faz tirar boas lições e tomar atitudes construtivas no futuro.
Quando as coisas ficam ruins, você tem duas chances: cair ou seguir em frente. Pessoas ‘sortudas’ são muito resilientes.
Se uma pessoa azarada que resolve mudar sua sorte precisa começar sendo mais sociável, mais otimista e mais aberta a novas ideias e experiências. Nos projetos essa máxima também vale.
Você pode fazer isso criando um site! Quer ver como isso se encaixa dentro dos quatro princípios da sorte de Wiseman?