Unir momentos de entretenimento, como assistir um filme, com aprendizados sobre negócios, é uma forma de gerar insights relevantes para aplicar no dia a dia. Séries e filmes sobre empreendedorismo podem proporcionar insights e apresentar ótimos exemplos de como superar obstáculos para alcançar objetivos.
Pensando nisso, listamos algumas sugestões de séries e filmes sobre empreendedorismo que estão repletas de lições, sobre tomada de decisões estratégicas, liderança de equipes e até o uso da empatia nos relacionamentos.
Então, prepare a pipoca ? e escolha alguma (ou todas) das nossas dicas para curtir nas férias, feriado ou mesmo no fim de semana. Aproveite e faça uma comparação com a sua realidade empresarial, anote o que mais chamou atenção, como bons e maus exemplos, e você verá que pode traçar novas estratégias para o seu negócio.
É um filme leve, mas também emocionante. “Um Senhor Estagiário” pode ser analisado com um viés diferenciado: o empreendedorismo em startups. Nele, sugerimos se atentar para os três pilares de gestão de pessoas. São eles:
Na rotina corrida, cheia de demandas operacionais e estratégicas do dia a dia, é possível que você nem perceba quem são as pessoas que estão ao seu lado. Fique atento, pois essas pessoas podem ser determinantes para o seu sucesso. Portanto, seja no âmbito profissional ou familiar, não deixe para depois a gestões de atenção, como elogios e reconhecimento das ações, mesmo que pequenas. Observe que o estagiário cinquentão valoriza muito as pessoas ao seu redor.
Estar atento ao que está acontecendo ao redor é uma forma de prevenir problemas e encontrar oportunidades. Observar como as operações são efetuadas, a maneira como os colaboradores se relacionam e como está o clima no ambiente de trabalho são elementos-chave para a gestão de pessoas.
Entre os principais obstáculos para o desenvolvimento, está um ambiente tóxico, com uma equipe insegura e desconfiada. Para não deixar que isso aconteça, é fundamental estar atento. No mundo corporativo as questões humanas estão cada vez mais em pauta. Todos precisam estar em um local que favoreça a aplicação e o aperfeiçoamento de suas habilidades.
O protagonista do filme, o estagiário, dá uma aula de paciência diante dos desafios enfrentados por conta da sua idade, superior aos 50 anos. Ele ensina que grandes decisões precisam amadurecer e sempre serem analisadas com muito calma.
A marca Chanel está entre as mais valiosas do mundo, segundo a revista Forbes. Para entender como aconteceu a história da marca, o filme “Coco Antes de Chanel” apresenta a essa famosa personagem e mostra quais foram os primeiros passos, antes mesmo de sua consolidação no mundo dos negócios.
Na produção cinematográfica, o espectador irá conviver com o espírito inovador de Coco, que consolidou sua marca entre as referências de moda feminina. De origem humilde, orfã e vivendo no interior da França, a empreendedora começou sua carreira profissional como balconista. Disso para o sucesso, houve um caminho que vale a pena acompanhar.
A dica é focar nos ensinamentos sobre inovação e ficar atento com aspectos como:
Encarar riscos pode ser assustador. Por isso, recomendamos “Joy: o nome do sucesso”. No filme, há uma premissa básica: boas ideias e inovações não são suficientes, é preciso saber vender e defender o que se acredita. Se você não acreditar, ninguém mais irá. Portanto, é preciso contagiar e engajar quem está por perto, como colaboradores, sócios, fornecedores e clientes.
O filme conta a história de Joy Mangano, empresária norte-americana que criou uma das mais famosas utilidades domésticas do mundo. Sua fé em si mesma é um dos pontos fortes. Joy é um exemplo de foco no objetivo e confiança no que se está fazendo. Uma dica para após assistir ao filme, saiba quem são as pessoas envolvidas no seu negócio.
Que tal uma animação para assistir com a família e aprender sobre negócios? Em muitas cenas haverão situações bem reais. Um exemplo é se questionar se deve ir contra a corrente e defender o que acredita ou apenas seguir o fluxo. O personagem principal se encontra em um dilema similar, pois está lutando para inovar a forma com que “a empresa” trabalha.
A mensagem principal é não se conformar. Afinal, se você identifica algum ponto que pode ser melhorado, não ignore. Uma das tarefas do empreendedor é resolver conflitos e superar os obstáculos. Além disso, inovar está no DNA das empresas de sucesso. Portanto, se você busca se diferenciar no seu mercado, busque meios para isso.
Nesta série o espectador aprende muito sobre o universo do empreendedorismo, como: conceitos, formação de produto, apresentação e segmentação do público-alvo. Em Shark Tank grandes empresários (os verdadeiros tubarões do mundo dos negócio) avaliam novas empresas e oportunidades. Então, não deixe escapar as avaliações realizadas e foque no que está relacionado com a projeção de negócios.
Anote todas as lições, que sem dúvida serão valiosas para o seu negócio. Faça as perguntas que os empresários lançam no programa para os candidatos a você mesmo, pensando no seu negócio. É uma ótima oportunidade para analisar suas ações. Para quem está inserido no universo de startups essa série é obrigatória.