Nos tempos atuais, vender pela internet é um trabalho que demanda muito além dos passos básicos, como a divulgação dos produtos com imagens de qualidade e preços competitivos. É preciso se dedicar a canais que complementem a sua loja virtual e aplicar diferentes estratégias de conversão.
Por isso, a seguir, separamos três dicas essenciais para você aumentar as vendas pela internet e alcançar um faturamento sustentável. Vamos lá?
Pode parecer um pouco clichê, contudo, há algumas questões que precisam ser consideradas aqui. Proporcionar um suporte de qualidade é mais do que tratar todos os (potenciais) clientes com atenção e cuidado. É necessário se atentar aos meios disponíveis, ao tempo de resposta e à configuração do seu site.
Em relação aos canais, ofereça os convencionais, que são o e-mail, o telefone e/ou o WhatsApp, e gerencie os alternativos, como as redes sociais. Dependendo do seu público, é provável que essas mídias sejam as mais utilizadas – o que é ótimo, pois elas dispõem de ferramentas que agilizam as resoluções, como responder directs do Instagram pelo PC.
A velocidade do atendimento é outro fator que colabora para você aumentar as vendas. Logo, estabeleça tanto os horários de funcionamento, quanto o tempo mínimo de resposta e deixe tais informações visíveis para todos. Desta maneira, você evitará consumidores impacientes e frustrados.
Por fim, configure a página de Perguntas Frequentes (ou FAQ) da sua loja virtual. Ao deixar disponível as respostas para as dúvidas mais recorrentes – como cálculo de frete, meios de envio e de pagamento, tempo de entrega etc -, você estará dando mais autonomia aos clientes e agilizando a jornada de compra.
De acordo com o Moosend, a média mundial de abandono de carrinhos é de 69%; na América Latina, de 75,3%; e, no Brasil, de 82% – imagina quantas oportunidades perdidas! Por isso, é essencial observar tal métrica da sua loja virtual e criar estratégias para evitar esse grande problema.
Dois dos principais motivos que resultam em carrinhos de compras abandonados são os custos do frete e os cadastros longos no momento do checkout, responsáveis respectivamente por 60% e 23% das desistências.
Portanto, para o primeiro caso, pondere sobre a chance de oferecer envio gratuito em determinadas datas (como Black Friday e Natal, por exemplo) ou a partir de determinado valor. Além disso, realize testes com fretes fixos para determinados estados e/ou regiões – evitando, assim, surpresas desagradáveis na hora do cálculo.
Já em relação aos cadastros longos, o cuidado é mais simples: solicite apenas as informações extremamente necessárias, que são: nome completo, CPF, telefone e e-mail para contato, endereço para entrega e dados de pagamento.
Outra dica é cuidar do tempo de carregamento do seu site, já que páginas lentas são causadoras de 20% dos abandonos.
Omnichannel, evolução do cross-channel, é uma abordagem recente e que tem ganhado expansão a cada dia. Trata-se da integração de todos os canais de vendas(online e offline) de um negócio.
Um exemplo de loja que o aplica muito bem é a Amaro: as clientes experimentam as peças nos showrooms da marca, contudo, ao invés de levarem os produtos do guide shop, realizam a compra online e recebem-nos no conforto de suas casas – sem a necessidade de andar por aí carregando sacolas. Logo, comodidade e agilidade são os sinônimos de omnichannel.
Entretanto, não é preciso ir tão longe para inovar. Atualmente, as redes sociais se tornaram canais não só de atendimento e divulgação, mas também de vendas. Com ferramentas integradas a e-commerces, como o Instagram Shopping e a Facebook Store, é possível alcançar o público-alvo e converter mais.
O Instagram, em especial, se destacou no último ano: segundo o NuvemCommerce2019, dentre as vendas por mídias sociais, ele foi responsável por 59% delas. Incrível, não?
Por meio do Instagram Shopping, você veicula produtos nas fotos do feed e dos Stories do seu perfil comercial. Eles ganham destaque a partir de etiquetas com seus respectivos preços e links de redirecionamento para o seu site – o que agiliza (e muito!) a finalização de uma compra.
E aí, preparado para aumentar as vendas pela internet? Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a desenvolver táticas de atendimento, gerenciamento e marketing que atendam às necessidades do seu negócio e, claro, dos seus clientes. Mãos à obra e boa sorte!