Você considera a jornada de compra ao desenvolver um site? Estudos apontam que o consumidor percorre cerca de 60% do percurso até a decisão de compra sozinho, sem ajuda de um vendedor. No entanto, os mecanismos de busca passaram a ter mais influência nesse processo. Por isso, um site bem estruturado e com um bom formulário de contato pode ser uma boa estratégia para conquistar novos clientes.
Os formulários de contato são um canal de comunicação entre empresas e clientes. Por isso é fundamental disponibilizar este espaço em sites, blogs e outras ferramentas, como aplicativos. Eles são extremamente populares para promover o relacionamento entre marcas e seus clientes ou audiência. Como é relativamente fácil de criar e configurar um formulário de contato, não tem desculpa para não usar.
Existem recursos diferentes para criar um formulário de contato, o uso varia de acordo com a plataforma ou linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento do site. Neste post vamos mostrar algumas dicas a partir de alguns dos formatos mais conhecidos. Confira as recomendações e comece a incluir formulários de contato nos sites que você criar.
O formulário de contato é um instrumento que pode ser usado para conhecer melhor o seu público. As pessoas ficam mais satisfeitas quando são ouvidas e o formulário de contato pode ser usado para essa finalidade. Portanto, desde o planejamento de um site você já deve considerar um banco de informações geradas a partir do formulário de contato. Afinal, este canal pode servir para:
Atenção! É importante ressaltar que a partir do momento que um site disponibiliza um formulário de contato, você deve dar uma atenção especial a ele. Em algum momento da vida você já deve ter usado este meio de comunicação e nunca recebeu retorno algum. Neste caso ocorre o efeito contrário: passamos a desacreditar na empresa ou marca. Portanto, se for para usar a estratégia da forma errada é melhor não usar, mas aí várias oportunidades serão perdidas.
É possível que determinados sites tenham capturado informações preciosas para a estratégia de comunicação, marketing e vendas, mas por falta de conhecimento isso nunca foi usado para nada. Por isso, vamos ajudá-lo a entender o que um formulário de contato precisa ter e como usar esses dados.
Uma das principais funções do formulário de contato é capturar informações junto ao público que acessa um determinado site e tem interesse por seus produtos ou serviços. A recomendação é solicitar as informações básicas do cliente como: nome, telefone e e-mail. Assim você tem as informações básicas para responder um contato inicial. Evite formulários muito longos e pedir informações desnecessárias para um primeiro contato, como data de aniversário, por exemplo.
Outra funcionalidade dos formulários de contato é segmentar o público de acordo com os seus interesses. No caso de um blog de viagens o formulário de contato pode ter uma opção para que o visitante defina um interesse: viagens nacionais ou internacionais.
Se for um e-commerce o visitante pode demonstrar interesse em categorias de produtos, como roupas, calçados ou acessórios. Já no caso de sites institucionais o formulário de contato pode direcionar as mensagens para setores, como vendas ou financeiro, por exemplo. A partir da segmentação você consegue identificar o que tem mais demanda via site.
A página destinada ao formulário de contato também pode ter um campo com assuntos de interesse. Esse pode ser um campo opcional, em que o usuário decide se quer responder ou não. Alguns exemplos de assuntos são: promoções, blog, newsletter, entre outros. Defina interesses que estejam alinhados com o site e propósito da empresa.
Mas não esqueça: tão importante quanto criar um formulário de contato atrativo para o consumidor é usar este canal de comunicação efetivamente. Então, assim que o formulário estiver criado, fique atento às mensagens. Geralmente elas chegam por e-mail, então é importante acompanhar a caixa de entrada com regularidade.
Criar um formulário do contato do zero não é difícil, mas pode ser mais trabalhoso. Para facilitar, criamos uma formatação básica (disponibilizada na nossa FAQ) – que você pode utilizar como modelo para seus próprios formulários, e incrementar como desejar.
São dois modelos com os passos para criar um formulário de contato no seu site: um deles (sem validação) em HTML; e outro (com validações), utilizando HTML e JavaScript.
Para você criar os seus próprios formulários, basta copiar os códigos informados, e substituir as informações em destaque pelos seus dados e/ou informações personalizadas.
Se você utilizou o Criador de Sites da HostGator para criar seu site, adicionar um formulário de contato será bem simples. Como se trata de um editor arrasta e solta, basta arrastar a opção Formulário de Contacto (sim, está em português de Portugal – mas é bem simples de entender) para o local em que você quer inserir o formulário.
Se você utiliza o WordPress como plataforma, o ideal é que você escolha um dos plugins disponíveis. São dezenas de opções, algumas gratuitas e outras pagas.
Um dos mais utilizados por sua eficiência e facilidade no uso é o Contact Form 7– que permite administrar múltiplos formulários, e alterar a aparência dos e-mails (e dos formulários) com facilidade. Um dos destaques do plugin é que ele suporta o uso de mecanismos de controle de spam, como captchas e o Askimet – um dos mais conhecidos sistemas anti-spam para WordPress.
Abaixo, um formulário criado utilizando o plugin.
Outras opções também estão disponíveis no acervo de plugins do WordPress. A instalação ou ativação de plugins pode ser realizada na área administrativa do WordPress, basta acessar o menu Plugins. Percebeu como é fácil criar formulários de contato?
Os formulários também são muito usados na divulgação de conteúdos ricos, infográficos, webinars, podcasts, entre outros formatos. O propósito é gerar leads, que são pessoas interessadas no conteúdo de um site, produto ou serviço. Neste caso o formulário costuma ficar numa landing page e é usado para conhecer quem tem interesse pelo material, criar uma base de contatos com informações relevantes, analisar a performance dos e-mails enviados para um determinado grupo de e-mails, entre outras funcionalidades. Mas, isso já é assunto para um próximo post.