Você fez tudo o que é recomendado para criar um site sem cometer falhas, mas aí surgiu um problema: o seu endereço ficou indisponível. A intenção era fortalecer a presença online, mas com o site fora do ar isso compromete a imagem do seu negócio e atrapalha a estratégia de marketing. Sem falar no caso das lojas virtuais, onde cada segundo de indisponibilidade significa uma venda a menos.
Para ficar mais fácil de entender, vamos voltar lá no início da construção do seu site. Você já ouviu falar que criar um site é muito parecido com construir uma casa? Será preciso escolher um endereço e um terreno antes de começar a construção. O terreno que abriga a casa equivale ao serviço de hospedagem de um site. É lá que você armazenar todo o “material” do seu site, blog ou loja virtual. A indisponibilidade do servidor pode ser um dos motivos que tiram o seu site do ar, mas existem muitos outros. Venha entender.
Diversos fatores podem interferir na disponibilidade do seu site na internet, desde um domínio expirado, ataques de hackers e até bloqueios de rotas internacionais. Listamos abaixo as principais ocorrências e o que você pode fazer para evitá-las.
Se você fez o seu site sozinho, usando uma ferramenta como o Criador de Sites ou algum outro de gerenciador de conteúdo como o WordPress, é provável que você não tenha feito nenhuma alteração de código. Mas se você contratou um desenvolvedor, certamente ele utilizou uma linguagem de programação, como PHP ou JavaScript, para criar o seu site. Neste caso, algumas alterações no código-fonte ou um simples erros no código podem deixar o site fora do ar. Por isso, é importante conversar com o seu desenvolvedor sobre eventuais falhas que possam provocar a indisponibilidade do seu site.
Você já ouviu falar alguma vez sobre “redirect 301“? É uma orientação que aparece num determinado endereço, redirecionando o usuário para o endereço correto. Nos casos de extensões de domínio de cidades, por exemplo, usar o redirecionamento é uma alternativa para a sua estratégia de marketing. Poderia ser feita assim: você registra o domínio www.chaveiro.floripa.br e redireciona este site para o site que você já tem, que pode ser www.chaveirodailha.com.br. Mas se o redirecionamento não é feito da forma correta pode deixar o seu site fora do ar. Como este não é o único tipo de redirect, verifique com seu desenvolvedor se isso pode estar causando a indisponibilidade.
Depois de escolher o seu fornecedor de hospedagem é necessário fazer a configuração. Se você não tem tanto conhecimento em programação de sites é importante contar com o auxílio da equipe da empresa que está contratando. Inclusive, no momento de escolher uma hospedagem para o seu site, verifique se existe um suporte especializado, que atenda em português e esteja disponível 24 horas por dia.
Uma pequena falha na configuração do site na hospedagem pode deixá-lo fora do ar, então na hora de você configurar o seu site cuide com atenção as questões como: compatibilidades, instalação correta do CMS, revise a transferência do conteúdo, verifique temas e plugins. Qualquer equívoco pode deixar o seu site fora do ar, converse com a equipe de atendimento da empresa sobre as versões compatíveis com o serviço e também sobre o escopo do suporte, ou seja, que tipo de configuração é de responsabilidade da empresa ou sua.
Ao contratar um serviço de hospedagem você escolhe um plano, que geralmente tem uma capacidade de recursos de processamento, memória, uso de disco, link com a internet e outros. Caso o site alcance este limite estabelecido no plano, ele pode ficar fora do ar. Existem diversas causas para o uso excessivo de recursos, como por exemplo: sites muito populares com grande número de acessos simultâneos, plugins em sistemas de gerenciamento de conteúdo, scripts mal desenvolvidos, atividades de uso excessivo de FTP, bancos de dados e outros. Mas tudo pode ser facilmente resolvido conversando com um consultor da empresa de hospedagem.
Você já ouviu falar em uptime? Este é o termo usado para identificar o tempo de atividade de um servidor. Quanto mais alto for o uptime, significa que as chances de ter o site fora do ar são pequenas. Os melhores servidores de hospedagem costumam garantir uptime de 99,9%. Ou seja, a chance de um site ficar fora do ar é de apenas 0,1% num determinado período. Se você contratou um fornecedor que oferece essa garantia, significa que o seu site pode ficar fora do ar por no máximo oito horas no período de um ano, que tem 8.760 horas no total.