Seja bem vindo a mais um tutorial HostHP, neste tutorial vamos apresentar uma forma simples de você entender sobre o CloudfFlare, suas vantagens e de como você poderá estar configurando.
Atenção, antes de prosseguir leia o tutorial completo! Evite transtornos.
A tecnologia desenvolvida pela empresa permite proteger o seu site de ataques de spam, sql injection, ataques ddos, etc porque todo o tráfego passa pela rede do Cloudflare e qualquer situação anormal é rápidamente bloqueada.
Todos os sistemas e serviços têm pontos bons e pontos maus e o cloudflare não é excepção.
Pontos a favor:
Pontos contra:
a. Acesse a pagina do CloudFlare cloudflare.com/sign-up e crie uma conta ou faça o login caso já tenha uma conta criada.
b. Escreva o endereço do site (em o http:// e sem o www.) e clique em “Add this website”
c. Na pagina seguinte o CloudFlare importar automaticamente informações do seu site.
d. Selecione o plano desejado, abaixo vamos escolher o plano gratuito.
e. Está janela é para configuração de apontamento DNS do seu site.
f. Abaixo será a janela que você vai estar visualizando para apontamentos.
a. Vamos primeiro configurar de forma correta o apontamento mail tipo CNAME para tipo A clique no X para remover.
b. Depois de ter removido vamos recriar o apontamento tipo A – mail – com IP do servidor – deixando a nuvem ligada, como demonstrado abaixo
c. Esse apontamento tipo A mail deve ficar como demonstrado abaixo.
d. Agora vamos fazer o apontamento MX do seu site, clicando na opção demonstrada abaixo, adicione o endereço padrão do seu servidor, caso não tenha entre em contato com suporte em seu central do cliente.
e. Adicione o endereço padrão do seu servidor e clique em Save.
f. Agora lembre-se de deixar a nuvem desligada do CPANEL, FTP, WEBMAIL E WHM, para saber se está desativado as nuvens devem estar cinzas, se estiver laranja, basta clicar em cima para deixar cinza.
a. Depois de ter configurado seu Cloudflare use os DNS para efetuar a alteração onde você registrou seu domínio, exemplo de um registrador é o registro BR e aguarde a propagação.
b. Quando efetuar a alteração dos DNS você tem que aguardar propagar, quando for propagado pelo seu registrador pode estar conferindo no seu painel CloudFlare na Overview o status de ativação, caso esteja pendente vai estar como demonstrado abaixo.
c. Quando o CloudFlare estiver ativo para o seu site o painel vai mostrar como demonstrado na imagem abaixo.
a. Para que continue usando seus DNS personalizados se você for um cliente Revenda, você deve efetuar o apontamento do ns1 e do ns2 no Cloudflare para o IP do seu servidor com a nuvem desligada como demonstrado na imagem abaixo.
b. Como demonstrado abaixo foram adicionados o ns1 e ns2 apontando para o IP do seu servidor, com as nuvens desligadas, assim seus clientes que utilizam seus DNS não perderam o acesso mesmo você usando os DNS do Cloudflare.
a. Para usar sudo minio com apontamento Cloudflare você deve configurar o apontamento no seu painel Cloudflare, se não fizer isso seu subdomínio vai ficar fora, e para ajudar você nesse procedimento segue uma forma simples de fazer esse apontamento.
Adicione um apontamento tipo A – com o nome do seu subdomínio se for controle.seudominio.com.br adicione apenas controle, em seguida adicione seu IP do servidor, deixe a nuvem liga e finalize clicando em add record.
b. Pronto agora seu subdomínio deve funcionar normalmente com o apontamento Cloudflare, lembrando que a nuvem deve ficar ligada.