Entregas rápidas, novas formas de interagir com usuários, equipes cada vez maiores e complexas, alterações de algoritmos em buscadores, necessidade de entregar resultados positivos constantes, são apenas alguns dos pontos que estão transformando a forma de pensar o marketing.
Nos últimos anos, se você tentou elaborar seu planejamento anual tradicional acompanhado de pesquisas extensas e provavelmente sofreu com mudanças inesperadas que impactaram profundamente sua empreitada, não se preocupe. Este cenário de constante movimento está fazendo com que os velhos paradigmas da área sejam revistos.
Inspirados pelo movimento ágil e impulsionados pelo crescimento das startups e suas culturas de desenvolvimento, estamos mais uma vez frente a um grande desafio, ou claro, diante de uma bela oportunidade. A verdade é que o marketing sempre exigiu dinamismo, principalmente das pequenas e médias empresas, tanto em sua forma de planejar quanto em como executar. E o ambiente digital apenas acelerou ainda mais os processos.
As mudanças são constantes, a forma como os clientes percorrem a jornada até adquirir um produto ou serviço mudou. Se você está interessado em entender como a nova visão de marketing irá ajudar na resolução dos seus desafios, este texto pode ter um grande valor. Nele irá observar:
No marketing tradicional, os planejamentos de campanhas funcionavam majoritariamente em ciclos de 3, 6 ou 12 meses, nos quais são determinadas as “grandes campanhas”, ações e métodos de avaliação, assim como previsões orçamentárias.
Numa visão bem realista e simples, após a elaboração de seus planejamentos, os profissionais da área geralmente sentam-se numa sala e definem basicamente o que irão elaborar numa próxima campanha. Desta reunião saem os encaminhamentos para as agências criarem os conceitos e ideias, os materiais passam por um longo processo de aprovação e ajustes até que estejam prontos. E então define-se que esta campanha irá rodar durante os próximos meses (por vezes até alguns anos).
Como mensuram os resultados? Muito difícil julgar que o resultado de um esforço de meses e um investimento considerável possa ter sido um fracasso. O habitual era declarar que foi um sucesso, para isso os mais elaborados relatórios entram em ação. E nada vence um relatório complexo e cheio de recursos, a não ser uma questão: os resultados em vendas. Por isso o planejamento de campanhas tradicional está com seus dias contados.
Planejamento é necessário, sem dúvidas. Estratégias de Inbound Marketing, de ciclos promocionais, de Marketing de Conteúdo e de e-mail marketing, por exemplo, exigem disciplina e constância. Porém é crucial que os times de marketing adotem uma visão que abarque e preveja as mudanças inevitáveis impostas pelo mercado.
É baseado nesta realidade que uma nova visão da gestão do marketing ganha força, baseada na flexibilidade, interatividade, colaboração e orientação ao cliente.
O Agile Marketing, numa visão simples, é a adaptação de uma metodologia de desenvolvimento de softwares que tem como foco gerar melhores resultados, produzir maior adaptação aos movimentos do mercado e produzir celeridade nas entregas das equipes de marketing. Vejamos quais são os princípios que regem esta metodologia:
Como mencionado, alguns recursos são essenciais para conseguir colocar o Agile Marketing em prática, tais como a utilização de uma ferramenta que permita a toda equipe observar as tarefas da área de marketing, com o auxílio de um workflow baseado no Kanban. Mas incorporar seus princípios é determinante para o sucesso nesta transição.
Observe abaixo as principais diferenças de visão entre as duas formas de enxergar o marketing de forma resumida e imagine como você pode aplicar as mudanças necessárias em seu time:
Vale lembrar que para adotar esta nova visão ainda é preciso que sua equipe evite a todo custo basear suas ações em meras opiniões, em convenções ou na força de uma hierarquia na empresa.
Como resultado da adoção destes novos processos, sua equipe poderá usufruir dos seguintes aspectos:
Simplesmente sua equipe conseguirá realizar mais coisas. Isto ocorre pelo simples fato de estarem evitando o retrabalho e também por priorizarem as tarefas mais importantes.
Por conseguir ver as tarefas de cada pessoa, a equipe de Agile Marketing permanece alinhada com o que há de mais importante e prioritário.
Através da transparência na execução das tarefas e do compartilhamento da visão geral de todas as atividades do marketing, consegue-se alcançar uma comunicação mais fluida com toda a empresa.
Por adotar planejamentos mais curtos e se preocupar em buscar as formas mais rápidas de testar as hipóteses, sua equipe ganhará uma grande capacidade de adaptação às mudanças.
Marketing sustentável e ágil requer que você mantenha constantemente um ritmo. Este fluxo só é possível por meio de pessoas motivadas, com os recursos necessários e confiança em suas capacidades de entrega. Sem isso você terá uma máquina desgastada e pronta para parar de funcionar.