Você já se perguntou como o seu site pode se destacar na web? Afinal, são milhares de páginas disponíveis na internet e se sobressair não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso entender a forma como os mecanismos de busca trabalham e estar sempre atualizado sobre as mudanças que ocorrem. Por isso, vamos te mostrar como melhorar a posição do seu site e, consequentemente, atrair mais visitantes.
Se você quer que o seu site apareça gratuitamente no Google é fundamental saber o que é SEO e porque ele é importante. Afinal, é possível atrair mais visitantes para o seu site sem pagar a mais por isso. Basta saber como construir um bom site para agradar leitores e ferramentas de busca, isso é determinante porque os sites com melhor performance costumam ser exibidos nos primeiros resultados.
Inclusive, esse é princípio básico do SEO: investir na otimização do seu site para que ele seja encontrado pelos mecanismos de busca. Ou seja, você vai usar algumas estratégias e técnicas para que o seu site tenha um desempenho melhor no Google, Yahoo e Bing, entre outros.
Vamos explicar alguns aspectos para facilitar a sua compreensão. O primeiro deles é: quem define qual será o resultado de uma busca é um algoritmo. E, como esse mecanismo de classificação muda constantemente, a recomendação é dedicar uma atenção especial aos seguinte fatores:
Esses são apenas alguns dos fatores que influenciam no desempenho de um site. Quando você começa a pesquisar mais sobre SEO para atrair mais visitantes, começa a perceber que o propósito principal é promover uma boa experiência para quem acessa o seu site. Afinal, este é o seu espaço na web e você certamente não vai querer causar uma má impressão.
Atualizar o seu site seguindo as dicas de SEO é só o primeiro passo para atrair mais visitantes para um site. Você vai perceber que existem várias estratégias que podem ser usadas para gerar mais tráfego na web.
Vamos citar algumas essenciais, como: ter um bom conteúdo, divulgar o seu site para as pessoas certas (que lhe interessam e têm interesse pelo seu negócio ou projeto) e estabelecer parcerias para divulgar seu site. Talvez isso seja novo para muita gente ainda, mas é o chamado comarketing, quando duas empresas se juntam para criar algum conteúdo.
Se você ainda não usa as mídias sociais para divulgar o seu negócio está perdendo a oportunidade de fortalecer sua marca e conquistar novos clientes. Uma pesquisa da comScore aponta que o brasileiro é campeão no consumo de social media, chegando a passar mais de 9h por mês conectado nas plataformas sociais.
Portanto, vale a pena traçar uma estratégia específica para engajar o público nas redes sociais e depois direcioná-lo para o seu site. Use a criatividade, pois esse é um diferencial para se destacar no meio de tantas informações.
Você sabia que o marketing de conteúdo já é adotado por mais de 70% das empresas no Brasil? Com essa estratégia é possível aumentar o tráfego qualificado, ampliar a autoridade do seu domínio, receber um volume maior de buscas e tudo isso influencia na sua autoridade no mercado. Então, se você ainda não está fazendo marketing de conteúdo, a hora de começar o seu planejamento é agora.
Como essa não é uma estratégia de curto prazo, você começará estabelecendo uma relação de confiança com o seu público-alvo, para então ganhar evidência, atrair mais tráfego para o seu site e como consequência vender mais.
Quando o tráfego direto do seu site aumentar, significa que as estratégias de atração deram certo. É hora de criar ações para converter os visitantes em clientes. Algumas dicas são: melhorar o call to action, simplificar as ações dentro do site, agradar seu público oferecendo dicas, promoções e cupons de desconto, etc.
Além disso, também é importante aprofundar na análise das métricas do site. Então identifique a origem do tráfego, o tempo de permanência em cada página, verifique o caminho que o usuário percorre dentro do site, no caso de e-commerces é interessante identificar os motivos de abandono de carrinho.