Você conhece alguém que deseja empreender? Estudos apontam que mais de metade dos brasileiros pretendem abrir um negócio próprio. O principal impedimento ainda é a falta de capital. Neste caso, a dica é optar por um segmento que não dependa de um investimento tão alto. O turismo pode ser uma ótima ideia. Descubra como montar uma agência de viagens e tire a ideia de empreender do papel.
Antes de abrir qualquer negócio a recomendação é buscar ajuda especializada, como o Sebrae. Eles vão orientar sobre tudo o que você precisa iniciar uma atividade comercial, desde as licenças necessárias para a formalização junto ao município, até a criação de um CNPJ. Cada segmento de atuação tem algumas particularidades, a agência de viagens precisa ser registrada no Ministério do Turismo.
Para quem não tem certeza que deseja montar uma agência de viagens, a dica é oferecer inicialmente alguns serviços. Se a experiência for positiva e você perceber que tem mercado para expandir o negócio, basta ampliar o portfólio de atividades. Algumas possibilidades são:
Importante: Todas as atividades acima precisam ser cadastradas junto ao Ministério do Turismo. Esse registro pode ser feito no site da Cadastur.
Depois de criar um plano de negócio e resolver toda a parte burocrática, necessária em qualquer negócio, você precisa planejar a divulgação da sua agência de viagens. Isso inclui a criação de um site, mídias sociais e outras estratégias online e offline.
Atualmente a internet é um dos principais meios de comunicação e informação, então é preciso surfar essa onda. Para garantir a presença online é imprescindível criar um site, que vai ser o cartão de visitas da empresa. Além disso, também será um canal para a sua agência de viagens ser encontrada pelos potenciais clientes.
Uma dúvida muito comum entre os empreendedores iniciantes é sobre como usar o potencial da internet para divulgar a empresa e atrair clientes. A boa notícia é que essa tarefa é mais simples do que parece. Você só precisa seguir alguns passos básicos. Para simplificar, listamos abaixo:
Podemos dizer que o domínio é a identidade da sua empresa na internet, pois todo domínio é único. O ideal é que o domínio tenha o nome do seu negócio ou segmento de atuação, já que ele é o seu endereço na internet. Para simplificar o entendimento, domínio é tudo o que vem depois de “www”. Um exemplo de domínio é www.viajepelobrasil.com.br. Listamos alguns cuidados que você deve ter ao escolher o domínio:
Você sabia que na composição do domínio há um indicativo de categoria? Isso mesmo, ela indica a finalidade do endereço, se é uma área comercial, de educação, governamental ou muitas outras. Para o segmento de turismo existe a alternativa de usar a extensão “tur.br”. Neste caso, o domínio seria www.viajepelobrasil.tur.br”. E existem muitas maneiras de deixar o domínio da sua empresa mais criativo.
Depois de escolhido o domínio é hora de contratar a hospedagem de sites. Todo site precisa de uma hospedagem, pois ela é responsável por armazenar todas as informações e arquivos. Antes de escolher é importante definir qual será a necessidade do seu site. E então você compara com a disponibilidade de cada plano de hospedagem de sites. Para entender melhor, veja “Como escolher a melhor hospedagem para o seu site”.
Para montar o site de uma agência de viagens você pode optar por recursos especializados, que simplificam muito todo o processo. Um exemplo é o Criador de Sites, disponibilizado pela ZeusHostinger. Com essa ferramenta você pode criar o seu site sozinho, basta arrastar os campos que deseja usar e editá-los. Outra opção é criar o seu site usando o WordPress, que é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo.
O conteúdo é uma das coisas mais importantes que o site da sua agência deve ter. É através dele que as pessoas serão convencidas de adquirir um pacote turístico, hotel ou passagem aérea. Por isso, é muito importante criar o conteúdo com atenção, ter em mente a experiência do usuário e como você acha que ele gostaria de encontrar as informações.
Para oferecer as informações da melhor maneira no seu site, você não pode esquecer de algumas páginas essenciais.
Segurança é fundamental para qualquer site, ainda mais com a mudança do Google com relação ao Certificado SSL. Mas os cuidados com a segurança do site vão além de exigências do Google, principalmente em sites que recebem pagamentos online. As atividades de segurança vão desde atualização de senhas e plugins até cuidados com o código do site.
Assim que o site da sua agência de turismo estiver pronto, comece a divulgá-lo. Você precisa ter em mente que antes de fazer uma viagem, montar um roteiro ou mesmo definir um destino, as pessoas farão muitas pesquisas na internet. Como quem não é visto não é lembrado, o seu site precisa aparecer. E a competição na área é alta, você pode competir com grandes plataformas como o Booking, por exemplo. Uma ótima estratégia para este segmento é ter um blog com dicas de viagem, assim você pode atrair muitos visitantes, que futuramente poderão se tornar clientes.
O Google Meu Negócio também é uma opção, ele é uma ferramenta gratuita que pode ser usada para divulgar a sua agência de turismo. O Google usa esse recurso para aperfeiçoar a experiência do usuário, apresentando resultados mais efetivos. Na prática funciona assim: você cadastra a sua empresa e sempre que alguém pesquisar pelo seu segmento de atuação e estiver próximo, as chances de apresentar o seu negócio entre os resultados da busca aumenta.
Você também pode investir em conteúdos com influenciadores, uma estratégia bastante em alta, até porque somos guiados pelas experiências que os outros vivem. Conhecer as opiniões dos outros é importante para tomar uma decisão e muito mais quando estes são os influenciadores em quem confiamos e seguimos.
Existem diversas formas de divulgação, basta estudar as que mais se encaixam na sua estratégia.
E, então? Preparado para montar uma agência de viagens?