Mais do que nunca, toda empresa pode se beneficiar de uma presença digital forte. Isso inclui ter um website próprio e fazer dele o principal ativo da sua marca na internet.
Muita gente tenta, sem sucesso, ganhar reconhecimento e gerar vendas pela web sem aplicar boas práticas de Marketing Digital.
Como nada disso acontece, alguns culpam a estratégia em si, e outros acham que a única forma de ter sucesso é por investir milhares de reais em anúncios.
Nenhum dos dois extremos é bom. É preciso olhar além, para estratégias que funcionam no longo prazo, como o Marketing de Conteúdo.
Quer saber como essa tática pode alavancar o seu site de uma vez por todas, sem esperar por milagres nem investir demais em soluções incertas? Então vamos lá!
Você sabia que o Marketing de Conteúdo já é adotado por mais de 70% das empresas no Brasil? Por que tanta popularidade, afinal?
A resposta a essa pergunta pode ser dividida em 3 partes, que você verá em mais detalhes abaixo:
Já se foi o tempo em que as empresas ditavam todas as regras da relação entre marca e consumidor, sem qualquer consequência ou ameaça do seu poder.
Em tempos de redes sociais e amplo acesso à informação, são os compradores que detém todo o poder de negociação. O que isso muda, na prática?
Os clientes são mais exigentes e aprenderam a ignorar as investidas de empresas que só querem saber de ganho próprio (leia-se “empurrar produtos que os consumidores não precisam só para lucrar mais”).
É preciso estabelecer uma relação de confiança primeiro, e só depois oferecer produtos que se encaixem nas necessidades do cliente, e o Marketing de Conteúdo funciona com esse objetivo.
Nunca foi tão fácil divulgar um produto ou serviço como hoje. Contratar um domínio e um plano de hospedagem é simples e barato, o que permite até a pequenas empresas ter sites de qualidade como canal de marketing.
Por outro lado, isso aumenta a concorrência por atenção e torna mais difícil conseguir a exposição e reconhecimento que levam à venda. A solução?
Posicionar-se como autoridade no mercado, e não há forma mais eficaz de fazer isso que por meio de uma estratégia de conteúdo.
O objetivo de todo negócio é vender, isso ninguém pode contestar. Mas qual é a melhor abordagem de vendas? Como já falamos, não basta sair oferecendo produtos e serviços, mesmo que a pessoa precise deles.
É preciso respeitar a jornada do cliente, que começa com pesquisas sobre uma dor que ele enfrenta. Só depois de consumir conteúdo e tirar essas dúvidas é que ele vai se preocupar em escolher uma solução.
Quando aplicado da forma correta, seguindo o que chamamos de funil de vendas, o Marketing de Conteúdo consegue conduzir uma pessoa interessada por toda a jornada até se tornar cliente.
Há vários motivos para adotar uma estratégia sólida de conteúdo. Vamos considerar 5 deles, e a lista pode até incluir alguns que você nunca tenha imaginado.
Se ainda está na dúvida do que pode receber adotando essa tática, aqui estão os principais benefícios:
O benefício mais óbvio de produzir conteúdo de qualidade é atrair pessoas que têm potencial para se tornar seus clientes.
Acabamos de falar sobre a jornada do cliente, que começa com uma simples busca. Pois então, o que ela vai encontrar é conteúdo criado especificamente para tirar suas dúvidas (não para vender de forma direta).
Conteúdo é a principal forma de atrair as pessoas certas ao seu site, e a partir daí desenvolver uma relação mais próxima com elas.
Os sites de busca estão entre as fontes mais importantes de tráfego para um site. Mas pesquisas mostram que 75% das pessoas nunca passam da primeira página de busca do Google.
Logo, a pergunta é: como fazer para alcançar essa posição? É um trabalho complexo e que leva tempo, já que são mais de 200 fatores de ranqueamento!
Um deles, porém, é a autoridade de domínio, que analisa se o endereço do seu site é confiável e não representa ameaça de oferecer conteúdo que não seja útil para a sua persona — ou potencialmente perigoso — para os usuários.
Quanto mais conteúdo de qualidade o seu site tiver, maior será sua autoridade de domínio e, por sua vez, as chances de se dar bem nos resultados das buscas.
Segundo a terceira lei de Newton, toda ação gera uma reação proporcional. Em alguns casos, esse efeito pode causar um ciclo, quer seja vicioso, quer virtuoso.
Felizmente, é o segundo caso que se aplica quando falamos sobre o efeito do Marketing de Conteúdo nos resultados do seu site.
Pare e pense: conteúdo de qualidade, que satisfaz as dúvidas da persona, ajuda a sua empresa a conseguir exposição e se tornar conhecida por mais pessoas.
Muitas dessas pessoas vão ficar curiosas, e pesquisar mais sobre a sua empresa no Google. A tendência é que encontrem mais conteúdo, e façam o ciclo se repetir.
Quando você busca alguma informação importante na internet, provavelmente não se acredita em qualquer fonte. Antes, procura os veículos e pessoas mais confiáveis, que são autoridades no seu assunto de interesse.
O mesmo acontece com alguém que busca informações e respostas antes de adquirir um produto ou serviço. Quem produz conteúdo se posiciona como autoridade, e é procurado pelas personas.
Nem é preciso muito esforço para perceber que os resultados de tais negócios são superiores em comparação com quem só segue a manada.
Já ficou claro que o Marketing de Conteúdo ajuda as empresas a se relacionar melhor com o público, ficar em evidência e vender mais. Mas isso certamente não acontece de forma automática.
O que é preciso para conquistar bons resultados com essa tática de marketing? Existem alguns pilares fundamentais que você precisa conhecer e respeitar antes de começar a planejar quais posts serão publicados no seu blog.
Tenha em mente que, como qualquer estratégia, o Marketing de Conteúdo não vai funcionar se não tiver seus princípios básicos respeitados. Eles são:
A persuasão é a habilidade de convencer alguém. Todos os dias precisamos dela, seja para que alguém acredite numa ideia, aposte em um projeto ou compre um produto.
O seu conteúdo também precisa ser persuasivo, ou seja, convencer a persona de que vale a pena dar atenção às ideias apresentadas e aplicá-las no seu dia a dia para ter bons resultados.
A persuasão é fruto de outras qualidades fundamentais no Marketing de Conteúdo, como:
Imagine uma lanchonete que faz o melhor lanche da cidade, mas não tem horário definido de funcionamento.
Você se daria ao trabalho de ir até lá a cada vez que quisesse um lanche — correndo o risco de ficar com fome — ou procuraria uma opção mais segura? A maioria das pessoas escolheria a segunda opção.
Da mesma forma, você pode produzir o melhor conteúdo do mundo, mas não vai conseguir uma audiência fiel se não tiver regularidade.
As pessoas precisam saber que podem contar com o material que a sua marca cria, mesmo que não publique com tanta frequência.
A automação de marketing pode ser de grande ajuda para engajar seus leitores com sucesso enquanto se dedica a outras atividades.
Marketing de Conteúdo não é um esforço de curto prazo. Portanto, a falta de paciência pode condenar a sua estratégia e te impedir de levar seu site ao topo.
O segredo é entender porque é preciso considerar o Marketing de Conteúdo com calma, e que outras estratégias podem ser usadas para acelerar o processo.
Uma delas é o uso de links patrocinados, uma tática de curto prazo que pode dar o impulso necessário até os primeiros resultados orgânicos aparecerem.
Não caia na armadilha de analisar seus resultados pela intuição ou pela impressão de que o plano está de acordo com o esperado.
É preciso ter dados claros que mostrem, de forma exata, o que funciona e o que precisa de ajustes no seu conteúdo.
As aparências enganam, e pode ser que a sua ideia de progresso seja bem diferente do que os dados coletados realmente mostram.
Existem muitas métricas que podem ser facilmente acompanhadas, basta que você aprenda mais sobre elas e escolha as principais, de acordo com seus objetivos.
O Marketing de Conteúdo não está entre as principais armas de atração e conversão da maioria das empresas no Brasil e no mundo sem motivo. Ele é poderoso, veio para ficar e pode impulsionar radicalmente o seu site. Então, não perca tempo e comece agora mesmo o seu planejamento.