Como anda o seu negócio? De vento em popa? Pode ser que sim, mas sempre pode melhorar, né? O site é um grande aliado para o sucesso, pois é através dele que as pessoas conhecem você e/ou sua empresa.
E para que ele passe uma boa imagem é preciso, necessariamente, estar bem apresentável, ou seja, bonito, fácil e intuitivo. Em busca disso, vou te ajudar a fazer uma análise de usabilidade no seu site agora.
Jakob Nielsen, co-fundador da Nielsen Norman Group, é um grande “advogado do usuário” e tido como o “pai da usabilidade” na web, diz que uma boa usabilidade é o quão fácil e agradável é alguma coisa.
E dentre os vários métodos que Nielsen criou, um deles é a avaliação heurística, que consiste em analisar 10 pontos de problemas em interfaces em busca de soluções rápidas e fáceis. Esse é um método utilizado para quando você já tem algo pronto mas quer rever e melhorar.
Então #partiu melhorar o seu site? Abaixo listei as 10 heurísticas e para cada uma delas fiz 3 questionamentos para você se perguntar e analisar como está o seu site.
Não deixe o seu usuário sem informação. Mantenha-o informado sobre o que acontece no seu site, sobre atualizações, feedbacks, etc. Por isso procure analisar os principais pontos, como:
O seu site deve refletir como é o mundo real para o seu público, com imagens realistas e contextualizadas e com a mesma linguagem, ou seja, não utilize linguagem técnica ou termos de conhecimento muito específico. Pergunte-se:
Por mais que a gente queira que o usuário faça algo em específico, como baixar ou comprar algo, ele precisa ter liberdade de sair, cancelar, desfazer ou editar tudo que quiser. Você deve oferecer e indicar uma ação, mas o usuário deve ter total controle e liberdade de escolha. Por isso, veja se:
Ser consistente e manter um padrão em todas as páginas do site é importante pois facilita a identificação do usuário e ensina ele a usar. Não deixe o usuário perdido mostrando ações diferentes com o mesmo significado. Você já analisou esses pontos no seu site?
Melhor que uma boa mensagem de erro é prevenir que ele aconteça. Seja cuidadoso com o seu site e se atente aos detalhes.
Seu site deve ser fácil e intuitivo para que os usuários reconheçam as coisas entre uma tela e outra. Não exija que ele tenha que memorizar muitas informações, pois se tiver, ele irá abandonar rapidinho. Cuide se:
De modo geral, todos os negócios terão usuários leigos e mais avançados. Então, pense no melhor e no pior cenário para garantir que todos tenham uma boa experiência de uso. Afinal, seu site é um só e precisa comunicar com todas as pessoas. Além disso, ele precisa ser eficiente.
O design do seu site precisa ser voltado ao seu objetivo e adequado ao seu público. Nem mais, nem menos. Se tiver dúvida com algum elemento, não coloque ou não faça. Mostre o que é necessário e você terá muito mais resultado. Analise o seu site, de modo geral, se:
Não basta só prevenir, como vimos acima, as mensagens de erros devem ser claras para que as pessoas entendam o que aconteceu e também saibam qual é solução.
Há quem diga que, se o usuário precisa de ajuda e documentação, é porque não está tão fácil e intuitivo assim. E é verdade, mas é sempre bom garantir que todos tenham acesso à informação e entendam o que está sendo proposto. Então, preocupe-se em analisar se:
Com as análises acima, seu site ficará muito mais intuitivo e fácil. Isso porque as heurísticas auxiliam na elaboração e avaliação de interfaces.