Se você quer saber o que é automação de marketing, possivelmente andou pesquisando como aumentar o tráfego ou as vendas em seu site ou blog e encontrou essa expressão.
A automação de marketing é hoje uma das melhores estratégias para geração de leads e engajamento de clientes.
Neste post, você vai entender perfeitamente o que é automação de marketing, como implantá-la em seu negócio e quais as melhores ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado.
É fácil entender o que é automação de marketing com apenas a seguinte definição:
Automação de marketing, automatização de marketing ou ainda marketing automatizado é uma estratégia de marketing digital baseada na segmentação de público-alvo e no envio de conteúdo extremamente relevantes para esses segmentos, com o objetivo de conduzir leads através do funil de vendas até a conversão de uma compra.
Para isso, são usadas técnicas de SEO, marketing de conteúdo, inbound marketing e ferramentas de automação de marketing.
Resumidamente, a automação de marketing segue 6 etapas.
Agora que você já sabe como implementar a automação de marketing, que tal conhecer algumas das melhores ferramentas de marketing automatizado?
Não tem como falar de ferramentas de automação de marketing no Brasil sem citar a pioneira RD Station.
Ela se posiciona com a ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar suas ações de marketing digital.
Uma das startups de maior sucesso de nosso país, o RD Station já está expandindo suas fronteiras com escritórios na Colômbia e no México.
Saiba mais sobre ela neste vídeo:
A ferramenta gratuita de disparo de e-mail marketing mais popular do planeta evoluiu. O Mailchimp é agora uma completa ferramenta de automação de marketing que não deixa nada a desejar em relação a seus concorrentes.
O Mailchimp conta com templates de e-mail marketing e de landing pages, teste A/B, segmentação poderosa e muito mais.
Foi escolhida como a melhor ferramenta de marketing digital de 2019, a LAHAR vai além do tradicional envio de e-mail marketing e inclui canais como SMS em sua automação de marketing.
A LAHAR também conta com ferramentas para a escolha das palavras-chave, o que agiliza muito o processo de marketing automatizado.
Que tal usar uma ferramenta de automação de marketing open source gratuita?
O Mautic é essa ferramenta! Com uma grande quantidade de funcionalidades e plugins, o Mautic é muito usado por empresas que querem personalizar ao máximo seus contatos com os clientes.
Apesar de gratuita, é preciso muito conhecimento e horas de programação para usar todas as suas funcionalidades.
Outro player nacional, assim como RD e LAHAR, a Leadlovers foca no uso de interfaces do tipo “arrasta e solta” para criar desde suas páginas na internet e sequências de e-mails até cursos EAD (ensino a distância).
Para fechar nossa lista de ferramentas de automatização de marketing, uma empresa portuguesa.
A E-goi tem diversas funcionalidades bastante desenvolvidas, como automação de marketing multicanal, tracking de e-commerce e até torpedos de voz interativos.
Se já não bastassem todas essas vantagens, o fato de ser em português também conta a favor da E-goi!
A Pluga é uma empresa especializada em integrar as diferentes ferramentas online que você usa no dia a dia para ter mais produtividade.
Para isso, cria automatizações prontas, que você configura em menos de 2 minutos. Assim, pode usar sua ferramenta de automação de marketing trocando informações com seu meio de pagamento, planilhas online, Slack, CRM e muito mais.
Veja como isso funciona neste vídeo: