Qual a sua reação quando está tentando acessar um site e ele não carrega? Se você fica incomodado, saiba que não está sozinho: 64% dos usuários tendem a deixar a página e buscar outro site que seja mais rápido. Este dado foi publicado pelo Profissional de E-commerce, que divulgou um alerta para quem vende pela internet: 79% dos usuários mais frequentes não compram em sites que são muito lentos.
Para ajudar a resolver os problemas de um site lento, o Google lançou uma ferramenta voltada para empreendedores, que testa a velocidade de sites, o Teste meu Site. O recurso é gratuito e apresenta o tempo de carregamento da páginaclassificando se o resultado é satisfatório ou não e estimando um percentual de visitantes que deixam de acessá-lo por conta da lentidão. A ferramenta pode enviar um relatório gratuito com dicas de como aperfeiçoar o seu endereço digital. Aproveite também para comparar a velocidade de carregamento com o de outras empresas do seu setor.
Se você é empreendedor e não entende de desenvolvimento de sites, fique tranquilo pois existem vários recursos para verificar se sua página está lenta, inclusive já citamos aqui no blog. Veja 5 ferramentas gratuitas para testar a velocidade de carregamento do seu site. Independente do recurso escolhido, é imprescindível que você conheça as principais métricas do seu site. Afinal, é a partir dessas informações que você saberá quais as melhorias necessárias para atrair novos visitantes para o seu endereço digital.
Para quem tem um negócio online, o maior prejuízo de um site lento é deixar de vender. A Pesquisa Conversion do Consumidor Digital 2017 afirma que 93% dos brasileiros conectados já realizaram compras pela internet. Então, não espere mais para aumentar a velocidade de carregamento e a qualidade do seu site, pois isso também pode ser considerado uma estratégia de venda.
A usabilidade é responsável por deixar os sites mais intuitivos e fáceis de usar.A facilidade de uso é um fator crucial para que os usuários permaneçam em uma determinada página ou não. Portanto, a lentidão não é o único problema que um site pode apresentar; um visitante pode desistir de continuar em um site se não encontrar as informações que busca.